A Câmara de Valongo realiza, esta quinta-feira, a partir das 9h30, a cerimónia de abertura do ano escolar 2018-2019, no Auditório Dr. António Macedo, localizado Fórum Vallis Longus, tendo a promoção do sucesso escolar e a educação inclusiva como temas de destaque.

Será apresentado o Plano de Acção do Projecto Educativo Municipal, onde se destaca o Projecto “MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo”, elaborado no âmbito da candidatura aos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que, apesar de ter já iniciado, verá este ano lectivo o arranque de duas das suas principais acções – Valongo a Ler e Aprender a Aprender, informa nota de imprensa do município.

“O nosso objectivo é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais apelativo, ao favorecer a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI, promovendo o sucesso educativo para todos”, salienta o José Manuel Ribeiro, presidente da câmara, citado em nota de imprensa.

Durante a sessão vai ainda decorrer a conferência “Caminhos da educação inclusiva: Questões e desafios.”, que terá como oradora Marisa Simões Carvalho, professora auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

O programa contempla ainda uma performance de arte inclusiva, uma exposição de trabalhos realizados no âmbito dos projectos “OTL [email protected]” e “Artes vão à Escola”.