Qua 20 Ago 14 | .a Edição | Director: |     
   
Assinatura Ficha Técnica Classificados Informações Úteis Contactos
  por: Roberto Bessa Moreira  
Fique a saber quem entra e quem sai. Quem perde e ganha protagonismo
Candidatos autárquicos já estão escolhidos e partidos partem para a campanha
Acabou a especulação e os prognósticos sobre quem iria ser candidato e em que lugar. Na segunda-feira acabou o prazo para a entrega das listas aos diferentes órgãos autárquicos e todos os partidos tiveram de dar como encerrado o processo de escolha de candidatos.

 

Os dados estão lançados e o VERDADEIRO OLHAR dá-lhe a conhecer quem entra e quem sai nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. Fique ainda a saber quem passa de um órgão para o outro ou quem perde e ganha protagonismo.


PS aposta na continuidade, PSD/CDS na renovação

Em Lousada, se de um lado a aposta é na continuidade, do outro a mudança é completa, com a coligação PSD/CDS a afastar os ainda vereadores Pedro Matias e José António Teixeira.

Pedro Matias e José António Teixeira

Mas comecemos pelo PS, partido que volta a apresentar a mesma equipa, pois ao líder incontestado Jorge Magalhães segue-se o actual vice-presidente da autarquia Pedro Machado. Cumprindo a lei da paridade, Cristina Moreira surge no terceiro lugar, seguindo-se Eduardo Vilar e José Santalha repete a quinta posição de há quatro anos.

Nomes novos aparecem, somente, a partir daqui, nomeadamente o de Maria Adelaide Pacheco, uma professora de 35 anos, e António Esteves, reformado de 64 anos.

Já na "Lousada Viva", o candidato a presidente da Câmara Leonel Vieira optou pela renovação completa, ao excluir os vereadores Pedro Matias e José António Teixeira. No seu lugar, surgem Cândida Barreira, que passa da Assembleia Municipal para número dois da lista à Câmara, e Agostinho Gaspar. Com 37 anos, este director de empresas de Lodares é o número três da equipa proposta por Leonel Vieira.

No quarto lugar aparece a segunda mulher da lista, a professora Cândida Novais, a quem se segue, na quinta posição, Anastácio Pacheco, também professor.

O primeiro elemento do CDS está colocado no sexto lugar. Trata-se de Bruno Moreira, um contabilista de 26 anos de Nespereira.

Os lugares seguintes são ocupados por Emília Teixeira, 24 anos e professora universitária, Pedro Mariano, gerente bancário de 41 anos, e José Carlos da Silva.

Coligação renovada também na Assembleia Municipal

A estratégia escolhida para a lista apresentada à Câmara foi também aplicada na Assembleia Municipal. Os socialistas mantiveram Mário Fonseca e Joaquim Santos nos primeiros dois lugares e, de forma a cumprirem a lei da paridade, subiram Ana Raquel Conceição. A advogada e professora universitária que nas eleições de 2005 aparecia no quarto lugar surge agora no terceiro.

Mais destaque na lista socialista têm, igualmente, Mário Sérgio da Cunha e Joaquim José Rocha. Estes dois nomes não constavam nos dez primeiros lugares e, desta vez, são o quarto e quinto, respectivamente, da equipa que apoiará o PS na Assembleia Municipal.

Novidades são João Carlos Correia (7º), Maria de Lurdes Castro (9º) e João Amadeu Ferro (10º).

Por sua vez, Rui Filipe Magalhães, terceiro em 2005, e Antero de Sousa Correia, quinto nas últimas autárquicas, descem para as 14ª e 22ª posições.

Na coligação PSD/CDS, Jorge Neto é o número um, substituindo Cândida Barreira, e Carlos Nunes, que se veio afirmando como um dos líderes da bancada, foi o escolhido para número dois. Cláudia Lousada, uma gestora hospitalar de Cristelos, e Simão Ribeiro, um estudante universitário de Lodares, são os rostos da renovação. São terceiro e quarto, respectivamente.

Emília Chamusca aparece logo a seguir, à frente de outra voz importante na Assembleia: José Gonçalves.

O jovem Joaquim Bessa é outra novidade numa lista que deixa de contar, para além de Cândida Barreira, com José Teles Silva, João Pedro Carvalho e Carlos Pedro Teixeira.


Históricos socialistas abandonam Assembleia Municipal de Paredes

Em Paredes as novidades não são muitas, sobretudo no que concerne aos candidatos à Câmara. Os partidos, essencialmente, PSD e PS, foram apresentando as suas propostas nos últimos tempos, o que deixou pouco espaço para surpresas.

Assim, o social-democrata Celso Ferreira, que já tinha anunciado o ciclista Cândido Barbosa, escolheu o vereador Pedro Mendes para número dois, lugar ocupado em 2005 pelo agora proscrito Joaquim Neves.

José Manuel Outeiro

Raquel Moreira da Silva sobe do quinto para o terceiro lugar, enquanto Manuel Fernando Rocha, actual assessor da autarquia, surge a seguir a Cândido Barbosa.

A sexta posição é ocupada por Maria Hermínia Moreira, uma professora que é a grande novidade da lista, enquanto o sétimo posto foi entregue a outro colaborador da autarquia: Filipe Carneiro.

Amândio Guimarães, membro da Comissão Política, é o oitavo e Maria de Fátima Pinto é a última efectiva.

No PS, a lista já era toda conhecida. A equipa liderada por Artur Penedos é composta pelo economista Alexandre Almeida e por Ana Natália Jorge. O quarto lugar é preenchido por Hélder Sousa Ribeiro, a quem se segue o líder da JS José Luís Sá.

Carla Fernandes Carneiro, de 38 anos e licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, é a sexta de uma lista que conta ainda com Nuno Filipe Malheiro, Salvador Gonzaga e Tânia Patrícia Ribeiro.

Já no CDS, Manuel Ruão repete a candidatura de 2005 e tem a número dois Francisco Teixeira do Couto, empresário ligado ao sector das funerárias. Olívia Campos, comerciante de Rebordosa, é a número três.

José Manuel Outeiro regressa à política

Mais surpresas existiram nas listas para a Assembleia Municipal. Assim, se Granja da Fonseca já tinha sido apresentado como cabeça-de-lista do PSD, o aparecimento do ex-vereador José Manuel Outeiro no segundo lugar é a surpresa numa equipa constituída por Sandra Silva Martins, Francisco Moreira Leal, presidente d'A Lord, e pelo actual adjunto da presidência e ex-socialista Luciano Gomes.

António Castelo

Sílvia Sousa Duarte é a sexta e António Manuel Moreira da Silva será o sétimo de uma bancada que deixará de contar com Pereira Leite. O actual líder do PSD na Assembleia Municipal é o 19º nome na lista.

O mandato 2009-2013 também não contará com a presença de Manuel Domingos, Lucinda Adriana Teixeira, Acácio Ferreira e Gil Mariano.

Ausências importantes haverá também do lado do PS. Nomes como António Castelo, José Alberto Sousa, Maria Antónia Marques, Joaquim Leal e Camilo Barros não constam de uma equipa que em 2005 tinha como cabeça-de-lista Artur Penedos e que agora terá Baptista Pereira.

Este médico de 54 anos passa da vereação para a Assembleia Municipal, onde terá a companhia da presidente do partido, Luísa Tadeu (2ª), e do colega vereador Ildebrando Coelho. Paulo Silva, número quatro, sobe alguns lugares em relação a 2005 e tem atrás de si o jovem de Beire José Carlos Barbosa. Laura Pinto Silva, Manuel Ferreira Bessa e Ana Paula Rodrigues são os nomes que se seguem numa lista que tem ainda Carlos Sousa Fernandes e Silvestre da Silva Carneiro.

No CDS, também existem mudanças, embora Amândio Ribeiro se mantenha como cabeça-de-lista. Isto porque Bonifácia Rocha, entretanto integrada na lista do PS à Junta de Rebordosa, dá lugar ao ex-presidente do CDS/Paredes Rui Silva, enquanto Vânia Ferreira, que entrou em rota de colisão com o partido, dará a vez à presidente da JP Cristiana Silva.


Órgãos autárquicos terão muitas caras novas em Paços de Ferreira

Pedro Pinto e Humberto Brito há muito que se tinham apresentado como candidatos, faltando saber apenas quem os acompanhava. No PSD, a resposta foi dada na semana passada, quando o actual presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou que Joaquim Pinto deixaria a vereação. Pedro Pinto revelou também os nomes de José Amândio Tavares e de Alexandra Soares como as novidades numa lista que continua a manter António Coelho como número dois e Alice Costa como número três.

Joaquim Pinto

Já Eugénio Coelho sobe um lugar em relação a 2005 numa lista que apresenta ainda Filipe Brandão, Marques Pereira e Diana Ribeiro.

No PS, todos os candidatos são novidades, visto que Paulo Ferreira e Ricardo Pereira não repetem a candidatura de 2001 e 2005.

Assim, com Humberto Brito seguem a médica freamundense Filomena Silva e, na terceira posição, o socialista Paulo Sérgio.

João Vasconcelos, ex-director do jornal Imediato, surge no quarto lugar, antecedendo o contabilista Manuel Monteiro.

Anabela Monteiro, empresária no sector do mobiliário, é a sexta e é seguida pelo presidente da JS, Nelson Gomes.

Eliana Ribeiro, Susana Dias, José Matos e Francisco Gomes compõem a restante lista.

Joaquim Pinto na Assembleia Municipal

Se para a Câmara predominam os independentes, também na Assembleia a lista socialista conta com muitas pessoas exteriores ao partido. É o caso, por exemplo, da número dois Palmira Meireles ou de Pinto de Almeida, porta-voz da candidatura que aparece no quarto lugar de uma lista encabeçada pelo presidente do PS/Paços de Ferreira e ainda vereador Paulo Ferreira.

Do actual mandato transitam Joaquim Sousa e Miguel Costa, que terão a companhia da directora do Hospital da Misericórdia Elsa Ribeiro, de Ângelo Barbosa, Paula Gonçalves e Francisco Magalhães.

Realce, por isso, para a saída de personalidades como Rodrigo Pedrosa, Sérgio Silva e Glória Araújo, socialistas que pontificavam na actual bancada.

No PSD também há muitas mexidas. Saem Carla Carneiro, José Maria Barros, João Paulo Brito, Maria Conceição Leal e Jocelino Moreira, de forma a darem lugar a Joaquim Pinto, por exemplo. O vereador é o número dois da lista e é seguido por Maria da Conceição Nunes, José Neto e Carlos Brito.

Paula Cristina Álvaro é outra novidade, contrariamente a Leonel Oliveira e Roberto Silva Santos. Ana Sofia Paulos fecha a lista liderada por José Bastos.


Partidos transferem membros da vereação para a Assembleia Municipal

Penafiel era o concelho onde a dúvida era maior, especialmente no que dizia respeito à lista do PS. Ana Maria Feijó chegou a ser dada como certa como número dois à Câmara Municipal, mas a histórica socialista optou por encabeçar a lista à Assembleia Municipal.

Deste modo, Sousa Pinto tem como número dois o antigo director do GAT do Vale do Sousa, Fernando Moreira, e Filomena Pereira transita da Assembleia para o terceiro lugar à Câmara.

Ana Maria Feijó

O presidente do partido, Micael Cardoso, é o quarto, enquanto Manuel Silva é quinto. Seguem-se Maria Augusta Silva, Luís Pinto, Agostinho Soares e Joana Campos.

Na coligação "Penafiel Quer" as posições de Alberto Santos, Antonino de Sousa, Paula Teles, Mário Magalhães, Adolfo Amílcar, Susana Oliveira e Alberto Clemente já tinham sido oficializados.

Restava saber quem acompanhava Lobo Xavier na Assembleia Municipal e, nas listas entregues no Tribunal na última segunda-feira, constava o nome do vereador Jaime Neto no segundo lugar. Sofia Leal e Rodrigo Lopes, outro vereador, também são novidades, ao contrário de Alberto Clemente que também é candidato a vereador e repete a candidatura de 2005 à Assembleia.

Outros repetentes são Hermínia Magalhães, Carlos Pinto, Pedro Norberto e Liliana Raquel. O presidente da JSD, Eduardo Nuno Bandeira, também é candidato, assim como Pereira Magalhães, Sofia Sousa, Manuel António Ferreira e Coelho Ferreira.

Nelson Correia e Nuno Peixoto na Assembleia Municipal

Com as candidaturas de Sousa Pinto, Micael Cardoso e Filomena Pereira à Câmara, a equipa à Assembleia teve de sofrer bastantes alterações para além da cabeça-de-lista Ana Maria Feijó.

Rodrigo Lopes

Couto Barbosa, ex-vereador, surge na sequência desta estratégia na segunda posição e é seguido pelos repetentes André Ferreira, Balbina Rocha e Alberto Simões.

Fernando Pimenta e Manuela Ribeiro são as novidades no sexto e sétimo lugar respectivamente, enquanto os actuais vereadores Nelson Correia e Nuno Peixoto aparecem entre Fernando Malheiro e Carla Ferreira.

 
 
 
 
© 2014 Verdadeiro Olhar, Publicações Periódicas, Lda